Revista Lapa Legal Rio
sábado, 9 de abril de 2011
THEATRO MUNICIPAL-102 ANOS APAIXONANDO OS CARIOCAS
Corria o ano de 1903 quando o revolucionário prefeito Francisco Pereira Passos decidiu-se pela construção do Theatro Municipal. O projeto foi criação dos arquitetos Francisco Oliveira Passos, filho do prefeito e Albert Desiré Guilbert, então vice-presidente da Associação dos Arquitetos Franceses. A eles, se juntaram artistas brasileiros como Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardelli, responsáveis pelas pintura e escultura internas, e Eliseu Visconti, autor do magistral pano de boca do Municipal.
Inaugurado em 14 de julho de 1909 é até hoje um belíssimo local onde a arte se faz presente em cada porta ,em cada mobília. O restaurante Assirius, no subsolo do teatro, tem a particularidade de ter uma decoração em estilo assírio.
Inicialmente, o Theatro foi apenas uma casa de espetáculos, que recebia principalmente companhias estrangeiras, na maioria trazidas da Itália e da França. A partir da década de 30, o Municipal passou a ter seus próprios corpos artísticos: orquestra, coro e ballet. Os três continuam em plena atividade e realizam várias produções próprias a cada ano.
Hoje, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.
A Fundação Theatro Municipal faz parte da estrutura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário